Nossas dicas

Confira algumas dicas para sua piscina

Como iluminar uma piscina

Como iluminar uma piscina

Ter uma piscina bem iluminada em casa é garantia de beleza e funcionalidade na área externa. As luzes que decoram permitem também aproveitar o espaço durante a noite, com esportes ou apenas momentos de relax. E existem várias opções para o projeto luminotécnico, sendo o LED e a fibra óptica as mais reconhecidas do mercado. A primeira alternativa consome menos energia e exige baixa manutenção – há refletores de 3,5 watts, contra os 50 watts das lâmpadas dicroicas.

 

O sistema LED conta ainda com grande variedade de cores e refletores potentes de até 300 watts (devendo ser instalados na parede da piscina a cada 48 m²). A iluminação da piscina tem que ser adequada ao tamanho do tanque e à cor do revestimento interno, para que haja luz na totalidade. E, caso não seja possível colocar as luzes dentro da piscina, o ideal é posicionar os refletores na direção da água. As pessoas erram muito ao instalar os fachos na direção do imóvel, pois isso ofusca quem está na água. Além disso, é essencial ressaltar que quanto mais escuro for o revestimento da piscina, mais claridade ele absorverá do ambiente.

 

Outro aspecto fundamental no projeto luminotécnico é iluminar as áreas de risco da piscina – escadas e degraus, por exemplo –, além de criar contrastes de luz e sombra nas quinas do tanque. Lembre-se também de instalar o dispositivo DR (Diferencial Residual), garantindo a interrupção automática de energia no caso de choques. A escolha do colorido das luzes é mais um ponto a ser estudado. Tonalidades de vermelho ou laranja trazem a impressão de calor ao local, já as cores azul e verde deixam a sensação de que a água está fresca e gelada.

 

A iluminação com fibra óptica é outra possibilidade na hora de trazer luz à piscina. Uma de suas principais vantagens é o baixo risco de acidentes elétricos. O sistema tecnológico é seguro e exige a construção de uma caixa para o abrigo dos equipamentos, não sendo interessante usar conduítes ou caixas de passagens de instalações antigas. A fibra óptica tem vantagens também na questão estética. O modelo permite criar, por exemplo, o visual de “estrelas” no chão da piscina, graças ao uso de projeções e saídas pontuais de luz. E não é só isso. O tanque pode ganhar ainda a iluminação no contorno, garantindo mais destaque ao formato da piscina.


VEJA TAMBÉM

Como é realizada a troca do vinil na piscina

Como é realizada a troca do vinil na piscina

Como iluminar uma piscina

Como iluminar uma piscina

Itens indispensáveis para um aquecimento de piscina efetivo

Itens indispensáveis para um aquecimento de piscina efetivo

Loja de Piscinas DF - Brasília Piscinas
(61) 3302-4517 / (61) 99905-7984
R 10 - Chácara 138 Lote 6 A, Brasília - DF
08:00 ás 18:00 Seg à Sexta 08:00 ás 12:00 Sab